Kotlin ou Dart/Flutter?

Salve rapaziada…

Galera devo assumir que sou apaixonado por programação, em especial java. Porém quero seguir a carreira como desenvolvedor mobile e sei que nesse segmento o java está perdendo a força. Sendo assim quero investir em uma solução que será mais promissora daqui pra frente, e pensando assim estou em dúvida se migro para kotlin ou dart/flutter. Galera gostaria de saber de vcs, que tem mais experiencia, qual é a melhor escolha, Kotlin ou Dart/Flutter?

1 curtida

Nao existe carreira mobile, mas de Analista de Sistemas.

Sobre demandas mobile, depende do seu objetivo.

Se o objetivo for emprego / mercado de trabalho, para Android você não tem como fugir da linguagem Java para atender legados. Kotlin sem dúvidas para novas aplicações, pelas vantagens já citadas pelos colegas no seu outro post. Pode ser que tenham equipes que ainda usem a linguagem Java para novas aplicações Android, mas geralmente por vícios da equipe.

Dart com Flutter deve ficar forte no mercado de trabalho mais pra frente e bombar quando o projeto Fuschia virar produto em algum dispositivo. Eu particularmente usaria Flutter hoje se tivesse fazendo algo por conta própria sem pressão. Então depende do seu objetivo, requisitos do mercado de trabalho de hoje (Kotlin/Java) ou fazer algo por conta própria. Mesmo se for mercado de trabalho, depois de suas prioridades, nao deixe de acompanhar e estudar Flutter por fora, sem pressao por ser uma solucao nova. Mas seria ótimo já surgirem vagas pedindo Flutter.

1 curtida

Conheço pessoas que trabalham remotamente com Flutter, dando um suporte internacional , mas é aquela coisa , isso já é fora do Brasil.

Isso é ótimo. Espero que no mercado nacional comece a crescer rápido. Eu coloco pilha direto.

1 curtida

Se você fala Inglês fluente , essa empresa recruta talentos para trabalhar remotamente , com Dart e Flutter , segue site : https://www.popstand.com/ !!!

1 curtida

Valeu pela indicação, importante pra quem tiver precisando, me limito a emprego fixo mesmo, ainda sou do tempo de bater ponto.

1 curtida

Na minha opinião o Flutter somente irá vingar no Brasil daqui uns 5 a 7 anos, não tem por onde correr. Aceita que doe menos!

Cara na minha opião, estude as duas
Eu sou formado em C, C++, C#, Java, Assembly, Kotlin, PHP, e terminando Dart
Assim que sobre um tempo irei estudar Python.
Conhecimento e sempre bom, te abre um leque de oportunidades no mercado de trabalho sem contar que é muito importante acompanhar as mudanças tecnológicas =)

Olá Lucas. Estou focando no mobile agora e estou usando o Kotlin
porque já tentei com Java e não fui muito bem.

A vantagem do Flutter é que ele é multiplataforma, certo?
Mas também me disseram que você tem que aprender muita coisa
antes de fazer algo mais pratico.

Grade abraço.